sexta-feira, 30 de novembro de 2012

DIA NACIONAL DO SAMBA

     Para quem não sabe, o gênero Samba possui um dia dedicado á sua história. A iniciativa, do vereador baiano Luis Monteiro da Costa tinha como objetivo homenagear o compositor Ary Barroso pela sua passagem em Salvador, por volta dos anos 50. A data foi oficializada através de um projeto de lei do deputado estadual Frota Aguiar, somente em 1972. Foi assim que surgiu o Dia Nacional do Samba, comemorado no dia 2 de dezembro.

           Mas não pára por ai. No ano de 2007, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- Iphan, declarou o Samba como patrimônio cultural do Brasil. Não é a toa que o ritmo, estilo e gênero do Samba conquistaram milhares de pessoas e tornaram-se um simbolo da identidade nacional.

       Em Fortaleza, o samba vêm agregando valores e conquistando o seu espaço. Assim foi criado o Dia Municipal do Samba, através de um projeto de lei do vereador Acrísio Sena (PT). De acordo com o Movimento Vem pro Samba, coordenado pela produtora Silvia Mota, a comemoração do Dia do Samba acontece em Fortaleza há sete anos, com o apoio da Prefeitura e do Governo do Estado.


Confira a programação:
Movimento Vem pro Samba
DIA 30/11: Abertura com roda de samba na Praça do Ferreira, às 7h. 
DIA 01/12: Samba no trem( O trem sai às 9h15 da Estação João Felipe - Centro.
DIA 02/12: Encerramento com diversos grupos de samba no Mercado dos Pinhões, a partir das 11h.
Bar da Mocinha:
Dia 01/12: Dia Do Samba com as bandas Mesura, Samba Vip, Frenesy, Macarrão +ou -, a partir das 17hrs.

            

            

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Qual a diferença entre Samba e Pagode?

        É comum as pessoas confundirem os dois gêneros, mas o que justifica essa generalização? Para entender bem a diferença, é preciso fazer uma retrospectiva. Nada melhor do que a história sobre a origem do samba para esclarecer essa confusão de gêneros. Clique na imagem abaixo e saiba quais são as diferenças, dentro do constexto histórico.

           Existe muito preconceito quando se compara sambistas à pagodeiros. Mas é preciso saber diferenciar os movimentos que eclodiram do samba de raiz. O pagode, originado no final dos anos 70,  já não é mais o mesmo de hoje. Devido a indústria cultural, o gênero ao receber a influência do pop internacional, transformou-se em algo comercial. Incluiu instrumentos eletrônicos e adotou a fórmula sonora repetitiva, são os famosos "Lê, lê,lê", que aparecem em diversas músicas de pagode. Clique na imagem abaixo e veja como era o pagode dos anos 70 e como é o pagode de hoje;


   Do Samba eclodiram vários gêneros, conheça alguns abaixo;


Deixe seu comentário ou relato sobre a história do Samba.